Melhorias no Trânsito e Ciclofaixa

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Em reunião com o Diretor de Trânsito de Montenegro, Edar Borges Machado, nesta segunda-feira, 06 de outubro, o prefeito Paulo Azeredo determinou a realização de mudanças que possibilitem melhorias no trânsito da área central da cidade. Na ocasião, também ficou acertado o início imediato das obras de implantação da ciclofaixa que vai ligar o bairro Timbaúva com a área central da cidade.

Durante a reunião ocorrida no gabinete do prefeito, o Diretor de Trânsito fez um relato do andamento dos trabalhos do setor, salientando que a construção dos três primeiros módulos da ciclofaixa estaria dependendo apenas da liberação de máquinas por parte das secretarias de Obras e de Viação e Serviços Urbanos, as quais devem ser utilizadas para as adequações nos canteiros e numa rótula na rua Bruno de Andrade. Entretanto, o prefeito Paulo Azeredo determinou que o setor de trânsito inicie de imediato as ações que podem ser feitas sem o uso das máquinas, adiantando o serviço até que o maquinário esteja em condições de uso.

Segundo o Diretor de Trânsito, o projeto da ciclofaixa prevê a ligação desde a entrada da cidade pela ERS-124, no bairro Aeroclube, até o trevo de acesso da ERS-287 com a rua Buarque de Macedo, no Centenário. Entretanto, a primeira fase será a construção da via para ciclistas no ponto mais central da cidade, visando beneficiar logo o trecho mais movimentado que serve de ligação do centro com a Timbaúva e áreas adjacentes. Assim, os três primeiros módulos serão implementados nas ruas Bruno de Andrade, Ivan Zimmer e Fernando Ferrari. No trecho em que o sentido é de mão-única em direção ao centro, a ciclo-faixa será instalada no lado esquerdo da via, para deixar livre o estacionamento no lado direito e sem atrapalhar os pontos de paradas de ônibus.

ALTERAÇÕES NO CENTRO

Durante a reunião com o Diretor de Trânsito, o prefeito Paulo Azeredo solicitou que sejam feitas várias mudanças em ruas da área central, visando melhorar o fluxo de veículos em pontos onde hoje se registram alguns problemas. Citou como exemplo o caso da rua Olavo Bilac, que hoje é de mão-única, mas que comporta a mão-dupla. Também o cruzamento da Ramiro Barcelos com a Santos Dumont deve sofrer alteração, com a possível retirada do semáforo e implantação de um canteiro central na Dumont para facilitar a travessia dos pedestres.

O prefeito também pediu que o setor de trânsito estude uma alteração no trecho da Buarque de Macedo entre o supermercado Nacional e a Santos Dumont, visando facilitar o acesso para quem segue em direção aos bairros Ferroviário e São João.

O diretor Edar Borges explica que já existe um Plano de Mobilidade Urbana, desenvolvido por especialistas na área, e garantiu que vai analisar as modificações sugeridas de acordo com este planejamento. A determinação do prefeito é para que o setor de trânsito faça todas as alterações possíveis para melhorar o trânsito, incluindo o reforço na sinalização.

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