Enchente em Montenegro: Rio Caí Transbordou

O município de Montenegro se encontra em estado de alerta total, com os níveis do Río Caí ultrapassando os 7 metros pelas 13h e tendo um aumento de 10cm por hora segundo os medidores do CPRM e da empresa Tenac.

rio-cai-13h-pedro-piqueras

Foto: Pedro Piqueres - Rio Caí em Montenegro 13h do dia 9

Ao longo do dia, mais e mais pessoas foram atingidas em suas residências pela água. Pessoas estão ficando ilhadas em suas casas e as ruas mais próximas do rio estão impossíveis de transitar.

Durante a tarde JB Cardoso comunicava o avanço do rio pelas ruas da cidade.

O nível do Rio Caí segue subindo e a água invade as ruas de Montenegro. A foto mostra a cheia chegando pela Rua João Pessoa, quase na esquina com a Rua Julio de Castilhos. Entre as 21 horas e as 23 horas desta sexta-feira, dia 9, houve um aumento de 15 centímetros no nível das águas, segundo a CPRM. Neste momento o nível está em 7,94 metros e a previsão é que passe dos oito metros durante a madrugada de sábado.
(JB Cardoso)

Em S. Sebastião do Caí o rio começou a baixar, o que leva a crer que em torno de amanhã pela manhã o mesmo comece a acontecer em Montenegro. Um agravante nessa análise é o vento sul que começou a soprar, o que faz represar o Guaiba, e que represa em consequência todos os rios do estuário.

Por volta das 11 da noite a água já estava na rua Osvaldo Aranha.

Foto: Marcelo Luis Wisnsecki

Foto: Marcelo Luis Wisnsecki

A CPRM projeta que às 3 horas da madrugada de sábado o nível já tenha ultrapassado a marca dos oito metros.

Desalojados no Ginásio Azulão

montenegro-desalojados

Foto: JB Cardoso

Famílias estão sendo alojadas no Ginásio Azulão do Parque Centenário de Montenegro. A prefeitura providenciou uma estrutura básica de separações com madeira dando um pouco de privacidade para as pessoas.
Josi PAz, diretora de Assistência Social do município pede para que pssoas doem materiais de higiene e roupas de cama, pois muitos não puderam retornar as suas casas para pegar seus pertences. Também comunicou que a alimentação estaria garantida para os desalojados.


 

Neste sábado o Jornal Fato Novo conta com cobertura jornalística sobre a enchente, e as enchentes anteriores.
capa-fato-novo


 

É possível acompanhar o nível do Rio Caí através do sistema de monitoramento.
Acompanhe o Monitoramento do Rio Caí em Tempo Real Online

O estado vem sendo castigado com as chuvas, cidades como Santa Maria já ganham liderança como cidade com maior quantidade de chuva no mundo.

Comentários

comentarios